Quem somos

porAdministrador

A Corporação Musical “Santa Cecília” possui, hoje, mais de 40 músicos efetivos. A maioria deles é composta por jovens e adolescentes. Sem fins lucrativos, a entidade mantém, ainda, o Centro de Formação Musical (CFM), que oferece uma série de aulas gratuitas: iniciação e percepção musical, coral (adulto e infantil), instrumentais (sopro e cordas), piano, violão (popular e erudito) e percussão (popular e erudita). Atualmente, a escola atende não só o município de Itapecerica, mas também alunos da vizinha cidade de Camacho e de comunidades rurais.

A manutenção da CMSC é feita através de contribuição de pessoas solidárias com o trabalho desenvolvido e por empresas como a Nacional de Grafite, Supermercado Faria e empresa Alimenta, além dos movimentos promovidos pela entidade. Também recebe patrocínios do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e, atualmente, é apoiada pela Lei Rouanet. Seu patrimônio constitui-se de alguns instrumentos, doados ou pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais ou por amigos, além dos adquiridos pela própria entidade através de movimentos.

CMSC Quem somos

A banda possui grande tradição e representatividade local e regional. Suas atividades, desenvolvidas ao longo dos anos, são respeitadas e apreciadas pela comunidade itapecericana. Seu corpo docente é formado por professores de nível superior nas áreas de musicalização, flauta transversal, clarinete/saxofone, trompete/trompa, trombone/bombardino/tuba, percussão, oboé, piano, coral infantil e adulto, violão, violino/viola clássica, contrabaixo acústico/violoncelo e regência.  Além disso, também conta com coordenadora e secretária.

Possui um riquíssimo acervo musical, com mais de 600 partituras, sendo que as mais antigas datam do fim do século XVIII. Para orgulho de nossa terra, foi agraciada, no dia 28 de abril de 2003, com o Troféu PRÓ- MÚSICA, como melhor banda do Estado de Minas Gerais em 2002.